Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

domingo, 29 de outubro de 2017

PALESTRAS SOBRE O PLANEJAMENTO URBANO DE MARINGÁ (PR)

Tivemos a oportunidade de ministrar, em um curto espaço de tempo, algumas palestras sobre o planejamento urbano de Maringá (PR). Em algumas destas abordamos os aspectos mais regionais e em outras, aspectos do espaço intraurbano de Maringá. 
O tema pautado diz respeito às fases do planejamento urbano de Maringá (PR), em que discorremos sobre "a cidade plantada", o planejamento regulatório e o planejamento estratégico. O resumo de nossa pesquisa, que colocamos abaixo, refere-se ao trabalho de doutoramento realizado no PGE-UEM, cuja tese em pdf pode ser baixada e lida. 
Além disso, disponibilizamos, aqui, uma das apresentações que abrangeu mais detalhes sobre nossa exposição. Portanto, segue resumo para melhor entendimento: 
"O planejamento urbano vem sendo justificativa ao marketing urbano, ao empreendedorismo urbano ou empresariamento urbano, com uma roupagem nova denominada como planejamento estratégico de cidades, fruto do modelo neoliberal que atinge as cidades, frente ao processo de globalização econômica, que em seu cerne está a produção da cidade do espetáculo. Na análise sobre o planejamento urbano de Maringá (PR), percorremos por suas diversas fases e buscamos compreender ou apreender se os grandes projetos urbanos que são pensados e executados na cidade estão vinculados ao modelo que já alcançou diversas cidades do mundo, ora por atração de megaeventos, ora como justificativa para ‘requalificar’, ‘reurbanizar’ ou dinamizar o desenvolvimento urbano por meio de grandes intervenções e realização de grandes projetos urbanos. Para essa compreensão, partimos do objetivo de analisar o planejamento urbano e a produção do espaço urbano em Maringá (PR), para entender a lógica do Estado e dos agentes na produção da legislação urbanística, dos grandes projetos urbanos e, consequentemente, da produção da cidade para a reprodução ampliada do capital. Para o entendimento da geografia urbana maringaense, analisamos a formação sócio-espacial, a expansão urbana e o processo de verticalização, sobretudo pautado na análise da regulação para definir a vigência do planejamento urbano regulatório. Respeitando a escala de abordagem, Maringá apresenta algumas características que permitem a compreensão da pauta sobre as cidades, em que a política urbana é frágil, no sentido de permitir que os grupos hegemônicos consigam reproduzir suas estratégias e ações, viabilizando a cidade para a reprodução ampliada do capital, logo a valorização fundiária e imobiliária, e, no oposto, inviabilizando a cidade para parte da população. São utilizadas modernas tecnologias de representação que geram alienações sociais, colocando a cidade em evidência e valorizando o solo urbano, para justificar a cidade e coloca-la à venda para o grande capital. Na verdade, as práticas são tradicionais, travestidas de grandes feitos, cujo mote advém do nosso passado recente, de sociedades tradicionais e relações sociais arcaicas que se reproduzem na escala urbana para garantir a hegemonia das elites sobre o processo de produção da cidade. Os grandes projetos urbanos analisados são o Novo Centro (Projeto Ágora), a Zona 10, o Projeto Eurogarden e a Cidade Industrial de Maringá".
Caso haja interesse, disponibilizamos os links que dão acesso à pesquisa e às palestras: 
Tese de Doutorado sobre o planejamento urbano de Maringá (PR); 
Apresentação de Palestras realizadas sobre o tema; 
Vídeo sobre o Projeto EuroGarden; 
Vídeo sobre o Projeto Cidade Industrial. 
O único pedido é que, ao utilizar partes, cite a fonte. 

Fonte: GGN


COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press