Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

domingo, 7 de maio de 2017

MACRON É ELEITO NA FRANÇA COM 65% DOS VOTOS



Fonte da foto: BBC

Dia 07 de maio! Macron foi eleito na França com 65% dos votos! Em outros momentos diria que a eleição do centrista significaria a permanência do establishment e a realização de um governo pró-mercado, a favor de reformas que passam ao largo da defesa do trabalhador. Diria também que, apesar de ter flertado e feito parte do governo, seu posicionamento político passa ao largo do programa dos socialistas, o que pôde ser percebido quando fora ministro da economia. Por fim, de que o fato de ser um outsider, um ser "não político", que parece ser a febre do momento, a partir da negação da política e do discurso de "grande gestor". Temos exemplo e consequência disso aqui no Brasil, com a eleição de Doria Jr., também conhecido como "Dólar Jr.", que, com um discurso de negação da política, a executa da forma mais mesquinha possível, não entendendo o sentido do público, convertendo-o em empresa com medidas cujas consequências já fazem parte do cotidiano do paulistano. Comparações, apesar de cenários e escalas infinitamente diferentes, podem ser feitas com uma porção de preocupação. Apesar de todo o escopo de contradições que se apresentam, a notícia de sua vitória soou como música aos ouvidos! O motivo? O páreo era contra Le Pen, conhecida aqui como Bolsonara. Logo, vemos que a análise sob a ótica da direita, centro e esquerda teve que dar lugar à ótica entre o diálogo e as possibilidades de coalizão, presentes no discurso de Macron, de um lado, e de outro, o protecionismo, nacionalismo, xenofobia e todas as aberrações presentes nos discursos da extrema direita, de modo geral, inclusive Le Pen, sua representante mor. 
Assim, reiteramos que, no discurso da vitória, Macron foi humilde em dizer que a citação é difícil, mas que o fundamental é a defesa dos princípios republicanos da liberdade, da igualdade e da fraternidade.
COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press