Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Clássico Paranaense Atlético PR x Coritiba é cancelado na Arena por conta do poder da mídia. Por uma outra mídia!

Neste domingo de 19 de fevereiro de 2017 presenciamos mais um dos nefastos capítulos proporcionados pela dominação da mídia tradicional. Os times paranaenses Atlético Paranaense (que sou torcedor) e do Coritiba (que passei a respeitar ainda mais pela ousadia), decidiram não aceitar a oferta da Rede Globo pelo direito de transmissão e resolveram inovar: a transmissão seria feita pelas plataformas do Youtube e Facebook, páginas sociais dos dois clubes. 

A Federação Paranaense de Futebol, ao invés de se posicionar antecipadamente, impediu, depois do estádio cheio e do espetáculo organizado, que o jogo se iniciasse. Como os juízes são da federação, então não deram início ao jogo, desrespeitando os torcedores que viram no jogo seu lazer do domingo.

Diversos portais já noticiaram o fato, mas, como sempre, não demonstraram o motivo do imbróglio. Mais uma vez a mídia monopolizada mostrou seu poder e bloqueou a livre iniciativa e a possibilidade de universalização. Oportunamente, as equipes não arredaram o pé e mostraram que queriam mudar. O presidente do CAP disse que é possível dizer Não! E aqui complementamos: é possível dizer Não ao monopólio nefasto dessa mídia manipuladora e inovar nas transmissões. Se todos os clubes brasileiros assim procederem, pode ser mais um caminho de enfraquecimento da rede Globo golpista. Como dizia Milton Santos: é a fenômeno da popularização da mídia;  é a utilização e a apropriação da tecnologia pelas massas gerando uma revanche ao status quo.

Os clubes passaram uma mensagem e, de quebra, demonstraram como as federações e a CBF são reféns e coadunam com o poder centralizador dessa mídia. Lamentável atuação da FPF, cuja credibilidade vai à lama junto com essa justiça partidarizada (convicção?) da República de Curitiba que, como sempre, deu causa ganha aos opressores.

Que venham novos tempos. Que a democratização da mídia ocorra para a minimização do retrocesso por que passa nosso pais nos últimos meses.









COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press