Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Instituto Federal do Paraná (Campus Astorga-PR) oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para a comunidade


Uma das particularidades e ações do Instituto Federal do Paraná é ofertar cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para a comunidade, com o intuito de formação rápida em diversas áreas técnicas, dando possibilidades de inserção rápida no mundo social do trabalho. Por isso, o Campus Astorga do IFPR lançou edital com inscrições para alguns cursos a serem realizados na cidade de Astorga. As inscrições e os cursos são TOTALMENTE gratuitos e é uma oportunidade para as pessoas que querem complementar suas formações, atualizar seus conhecimentos (no caso de docentes e servidores da educação básica), bem como possibilitar a volta à escola, daqueles que estão há muito tempo fora de alguma atividade pedagógica. O curso é certificado pelo IFPR e os detalhes estão no edital abaixo: 




EDITAL Nº 18/2016 – IFPR CAMPUS AVANÇADO ASTORGA

A Diretora do Campus Avançado Astorga, Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi, nomeada por força da Portaria IFPR nº 1183, 07 de agosto de 2014, no exercício de suas atribuições e competências, torna públicas as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFPR Campus Avançado Astorga, ofer- tados em 2016, cujas inscrições encontram-se abertas de 07 a 27 de abril de 2016.

DA BASE LEGAL



Art. 1º - O presente Edital está fundamentado:


I.  Pela Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

II.                 Pela Lei n. 11.741, de 16 de julho de 2008, a qual altera dispositivos da Lei n. 9.394, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica;

III.                Pela Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a qual institui a Rede  Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, e pela Resolução n. 13 - IFPR, de 01 de setembro de 2011, a qual aprova e consolida o Estatuto do IFPR.
IV.               Pela Resolução n. 54/2011 - IFPR, que dispõe sobre a Organização Didático- Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do Instituto Federal do Paraná;


DA FORMA DE OFERTA



Art. - Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são compreendidos como cursos de capacitação, aperfeiçoamento, qualificação, especialização e de atualização, em todos os níveis de escolaridade, ofertados segundo itinerários formativos definidos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.

                                                                                                                                                                                                                              

 DAS VAGAS


Art. 3o - Fica autorizado o preenchimento de vagas, por meio de processo seletivo, de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), abaixo relacionados, na modalidade presencial.


Campus Avançado Astorga
Curso
Vagas
Turno de Oferta
Carga Horária
AGENTE DE PROJETOS SOCIAIS
40
Noite
160h
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
40
Manhã/Noite
160h
OPERADOR DE COMPUTADOR
40
Tarde
160h

Art. 4o- O número mínimo de registros acadêmicos para início de uma turma não poderá ser inferior a cinquenta por cento (50%) do total de vagas ofertadas.

Art. 5o - Os resultados do Processo Seletivo serão válidos somente para o registro acadêmico do curso oferecido pelo Instituto Federal do Paraná, no Campus Avançado Astorga, para o início das atividades no primeiro semestre do ano de 2016.


DAS INSCRIÇÕES 

Art. 6o - As inscrições são gratuitas e serão realizadas no período de 07 a 27 de abril de 2016 através do preenchimento do Formulário de Inscrição, no link: https://docs.google.com/forms/d/1qiYOCboFREHltBKWoW_iPICwDHYFzUBvzT18uSGtPzM/ viewform

Art. 7o – Para concorrer às vagas informadas no Art. 3O, o candidato deve ter completado no mínimo 15 anos até a data de formalização da Inscrição, via formulário.

Art. 8º - O candidato é o único responsável pelo correto preenchimento do Formulário de Inscrição.





Art. - As informações prestadas são de inteira responsabilidade do  candidato.  Declarações falsas acarretarão sanções previstas em lei.

Art. 10 - Todas as informações preenchidas no ato da inscrição serão validadas através da apresentação da documentação, solicitada no ato do registro acadêmico (matrícula). Em caso de não conformidade, o candidato será automaticamente desclassificado.


DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO


Art. 11 - Para se inscrever neste Processo Seletivo, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental, exceto para os cursos de Operador de Computador e Contador de Histórias, que deverão ter concluído o quarto ano do ensino fundamental, até o dia de sua inscrição, para poder concorrer à vaga.

Art. 12 - A seleção dos candidatos inscritos para os Cursos de Formação Inicial e Continua- da (FIC) obedecerá a classificação em ordem decrescente, a qual observará os seguintes critérios em ordem de prioridade:
a)  Tempo fora da escola (total de anos, meses e dias afastado das aulas);
b)  Maior idade (em anos, meses e dias);


Parágrafo único - Em caso de empate, será realizado sorteio público entre os candidatos envolvidos, em data e local a ser confirmado pelo Campus.

DO RESULTADO


Art. 13 - O resultado do Processo Seletivo para os Cursos de Formação Inicial e Continuada será divulgado até o dia 29 de abril de 2016, nos quadro de avisos do Campus Avançado Astorga e na página astorga.ifpr.edu.br

DO REGISTRO ACADÊMICO


Art. 14 -  O registro acadêmico dos classificados no Processo Seletivo será realizado de  02



a 06 de maio de 2016, das 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, na Prefeitura Municipal de Astorga, situada na Av. Dr. José Soares de Azevedo nº 48, Astorga- PR.

Art. 15 - Candidatos com idade inferior a 18 anos deverão estar acompanhados de seus pais ou responsáveis, sendo que estes não precisam de procuração para efetivar o registro acadêmico dos menores sob sua responsabilidade classificados no Processo Seletivo.

Parágrafo único - Na impossibilidade de o candidato comparecer ao ato do registro acadêmico, poderá designar representante, por meio de procuração pública ou instrumento particular, desde que com firma reconhecida em cartório, para efetuar os procedimentos do registro acadêmico.

Art. 16 - O candidato que não efetivar o respectivo registro acadêmico no período estipulado perderá o direito à vaga, sendo automaticamente eliminado do processo.

Art. 17 - O candidato convocado só poderá fazer o registro acadêmico para o curso, turno e período para o qual foi classificado, oferecido a partir de maio de 2016.

Art. 18 - Por ocasião do registro acadêmico, o candidato classificado deverá entregar, os seguintes documentos:
a)   Uma fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento, ou cópia simples mediante apresentação da original;
b)    Uma fotocópia autenticada - ou cópia simples mediante apresentação do documento original - do Título de Eleitor com o respectivo comprovante da última votação para alunos maiores de 18 anos, exceto para candidatos indígenas;
c) Uma fotocópia autenticada - ou cópia simples mediante apresentação do documento original - do Certificado de alistamento militar para candidatos maiores de 18 anos, do sexo masculino, exceto para candidatos indígenas;
d)    Uma fotocópia autenticada - ou cópia simples mediante apresentação do documento original - do Comprovante de residência (fatura de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço);
e)    Uma fotocópia autenticada - ou cópia simples mediante apresentação do documento original - da Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) da pessoa responsável pelo aluno com idade inferior a 18 anos;
f) Duas (2) fotos 3x4 atuais.


Art. 19 - O(s) documento(s) entregue(s) pelo candidato ou seu representante legal que for(em) considerado(s) ilegível(is), questionável(is) e/ou rasurado(s) não será(ão) aceito(s) pela Secretaria Acadêmica do Campus.

Art. 20 - O registro acadêmico será deferido mediante a apresentação de toda documentação exigida por este Edital.

Parágrafo único - O candidato que, por algum motivo, não levar determinada documentação no ato do registro acadêmico preencherá Formulário de Documentos Faltantes, sendo fornecido a ele um prazo de até 3 (três) dias corridos para a entrega da referida documentação. Não ocorrendo a entrega da mesma, o candidato terá seu nome incluído no final da lista de espera do curso para o qual se inscreveu.

Art. 21 - O candidato que efetivar seu registro acadêmico compromete-se a frequentar as aulas em conformidade com o calendário acadêmico do Campus Avançado Astorga.

Art. 22 – O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de maio de 2016.


Art. 23 - As chamadas complementares, caso necessárias, serão realizadas a partir de 09  de maio de 2016, sendo divulgadas pelo Campus Avançado Astorga.

Art. 24 - É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as chamadas complementares.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

  
Art. 25 - Ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste edital, não podendo delas alegar desconhecimento.

Art. 26 - Terá seu registro cancelado, em qualquer época, o candidato classificado que  tenha realizado o Processo Seletivo ou o registro acadêmico usando informações ou documentos falsos ou outros meios ilícitos.

Art. 27 - O IFPR poderá, por motivo relevante, cancelar o curso previsto neste Edital.


Art. 28 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo para ingresso nos cursos FIC 2016 do Campus Avançado Astorga.

CRONOGRAMA



PRAZO
PROCEDIMENTO
07 a 27 de abril de 2016
Inscrições
29 de abril de 2016
Divulgação do resultado
02 a 06 de maio de 2016
Registro acadêmico (Matrículas)
A partir de 09 de maio de 2016
Chamadas complementares
16 a 20 de maio de 2016
Início das Aulas

Astorga,  07 de abril de 2016.






Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi Diretora do Campus Avançado Astorga Instituto Federal do Paraná
Portaria n.º1183, 07/08/2014.


COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press