Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

domingo, 17 de abril de 2016

O Muro da Vergonha... no Brasil

Caros leitores,
O objetivo deste blog é divulgar materiais que viabilizem alguma forma de conhecimento e informação, geralmente relacionadas ao mundo acadêmico e educacional. Os temas selecionados são aqueles que atrevo a debruçar para tentar aprender e dialogar, relacionados aos saberes que tive oportunidade de visitar: na graduação, pós-graduação, cursos de formação,  experiência profissional, entre outras. Alguns colegas perguntaram se teria um espaço de discussão política  (partidária mesmo!), no que eu disse que não era espaço,  uma vez que tinha a intenção de construir outro espaço somente para este fim e, de fato,  canalizar um público específico que pretendesse discutir estes temas. Havia pensado desta forma somente por entender que a discussão sobre política merece um espaço específico,  dada sua necessidade de aprofundamento e compreensão bem como pela consideração que tenho por alguns leitores que pediram para eu não tecer considerações a este respeito! O problema é que vivemos em um momento de nossa história que urge e exige manifestação e posicionamento! E ainda não criei espaço específico para este fim! Portanto, peço licença aos leitores que fizeram a solicitação de abstenção, mas não é possível calar-me diante de um momento tão importante e decisivo para a manutenção ou não da democracia neste país, que, diga-se de passagem, foi conquistada por muito sangue e luta! A sensação de viver para ver a construção de um muro dessa proporção em Brasília é frustrante, pois denuncia, na práxis, a infantilidade e o fascismo ainda enraizado na entranha dos brasileiros. Hoje viveremos um dia decisivo que ficará como mancha na história deste país, independentemente do resultado! O golpe fascista está em evidência. Não apoio e não concordo com esta desproporcionalidade na aplicação de uma pena à nossa presidenta. Nossos filhos sofrerão as consequências desta postura antidemocrática caso esse impedimento se consolide. Portanto, de agora em diante, este blog será plataforma para discutir este tema no âmbito da nossa República. Abaixo, deixo dois textos para reflexão sobre o que estamos fazendo com nosso país:


O MURO DA VERGONHA
A falta de diálogo político e a impossibilidade de convívio democrático se materializou. Um longo muro feito de placas de metal com dois metros de altura nasce neste momento no gramado em frente ao Congresso Nacional em Brasília. Como se só essa simbologia não bastasse, parte da equipe que finca a cerca separatista de manifestantes pró e contra o golpe é composta por presidiários que terão dias de suas penas reduzidas.
Os presos que constroem a barreira física estão à paisana. Uma empresa também foi chamada para a empreitada. Alguns usam bonés, outros capuz de moletom por baixo de camiseta - mesmo sob o sol de 30 graus da Capital Federal. Todos escondem o rosto das fotografias. Mas não é preciso identificar suas faces para ver que são negros ou pardos - evidente reflexo da população operária ou carcerária brasileira.
Muros separatistas são típicas manifestações de  fundamentalismo ideológico. Socialistas e capitalistas foram separados por um deles em Berlim durante a Guerra Fria. No ano passado, a Hungria lançou os trabalhos preparatórios para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia para evitar a entrada de migrantes. Na Cisjordância, judeus e palestinos estão isolados por mais de 700 Km de concreto, arames farpados e trincheiras. A justificativa de todos esse muros é o discurso da segurança. O mesmo usado em Brasília para a construção do nosso mais novo monumento à intolerância.
FOTOS: Lula Marques e Leonardo Minucci
Flávia Martinelli para os Jornalistas Livres


A cerca! 
O que simboliza? 
A quem cerca? 
A cerca, simboliza o não respeito ao resultado da eleição. A cerca simboliza a prisão dos votos, da maioria dos brasileiros. 
Esta cerca pretende prender a Democracia! 
Esta cerca, cerca os sonhos e a liberdade! 
Esta é a cerca que envergonha os brasileiros de paz e de boa vontade! 
A cerca, representa a vontade da minoria! 
Esta cerca, simboliza o desejo de que muitos passem fome, sede : fome de alimentos e de educação. Sede de água e de cultura! 
Esta é a cerca que pretende separar o inseparável... A liberdade e a democracia do povo Brasileiro! 
Quem divide não quer construir! 
Vamos à luta pela Paz! 
Sem cerca, com céu! 
Por um Brasil sem cercas! 
Flávia Rodrigues

COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press