Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Biblioteca Eric Hobsbawn


Eric Hobsbawm foi um dos mais brilhantes historiadores do século 20 e influenciou gerações de estudantes e intelectuais que se interessam pela história contemporânea. Nasceu na cidade de Alexandria, no Egito, em 1917 e mudou-se para Londres em 1933 com sua família.
Estudou no King’s College de Londres, tornou-se professor e deu aulas na Universidade de Birbeck, instituição onde chegou a ser reitor. Conhecido como um pensador marxista, foi uma figura até certo ponto controversa, que nunca abandonou suas convicções, mas que igualmente não permitiu que suas ideias políticas estreitassem de alguma forma sua visão de grande historiador.
Hobsbawm foi também um autor importante e o didatismo e a clareza de seus trabalhos granjearam grande número de leitores, que sempre reconheceram a relevância de sua obra, principalmente como fonte instigadora da capacidade de enxergar o mundo contemporâneo em suas distintas nuances.

Uma tetralogia essencial
Dos livros que publicou, a série de quatro volumes em que analisa a história da Europa desde a Revolução Francesa até a queda do regime soviético em 1991 transformou-se num trabalho definitivo para quem deseja estudar a história contemporânea.
A tetralogia se inicia com o título "A Era das Revoluções", em que examina o período de 1789 a 1848 e revela os traços das sociedades forjadas pelas revoluções. Prossegue com "A Era do Capital", que abrange os anos de 1848 a 1875 e discorre sobre o triunfo do capitalismo. Dá sequência com "A Era dos Impérios", uma análise sobre os anos de 1875 a 1914 que, na essência, definiram o século 19 e encerra com "A Era dos Extremos", sobre os acontecimentos do período pós-revolução russa de 1917 até 1991 com o fim do regime soviético.
Foi um dos grandes pensadores contemporâneos e a repercussão de sua morte nas mídias sociais e nos veículos da imprensa internacional reflete o grau de importância de seu legado. Com 95 anos, vítima de uma pneumonia, Hobsbawm morreu na manhã do dia 1º de outubro de 2012 no Royal Free Hospital de Londres.


Fonte do Texto: Biografias UOL   

Livros: 


HOBSBAWM, E. A Era do Capital

HOBSBAWM, E. Introdução. In A invenção das Tradições





HOBSBAWM, E. Bandidos (em espanhol)


HOBSBAWM, E. Ecos da Marselhesa - dois séculos reveem a revolução francesa


HOBSBAWM, E. Mundos do Trabalho


HOBSBAWM, E. O declínio do Império do Ocidente IN O novo século - Entrevista a Antonio Polito


HOBSBAWM, E. Pessoas extraordinárias (apenas caps. 15 ao 18).


HOBSBAWM, E. Rebeldes primitivos



HOBSBAWM, E. A produção em massa de tradições Europa, 1870 a 1914


HOBSBAWM, E. Tempos Fraturados

COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press