Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

segunda-feira, 4 de abril de 2016

48 ANOS SEM MARTIN LUTHER KING JR.

No dia 4 de abril de 1968, exatamente 48 anos atrás, era assassinado o pastor e ativista do movimento negro Martin Luther King, Jr., um dos mais importantes líderes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Desde 1964, ele vinha radicalizando suas posições contra o capitalismo, o imperialismo e a "tolerância" com a desigualdade social. No dia 4 de abril de 1967, exatamente um ano antes de sua morte, ele proferia um de seus sermões mais radicais.
Leia mais no Blog da Boitempo:http://wp.me/pB9tZ-3RZ

"Quando o capital admite na metrópole a inumanidade que ele leva a cabo na frente colonial, ele tipicamente elicia uma resposta semelhante àquela dos colonizados. Na medida em que ele admitiu a violência racial nos Estados Unidos, produziu movimentos como os Panteras Negras e a Nação de Islã com seus lideres como Malcolm X e Martin Luther King, Jr., que, em seus últimos dias, compreendeu a ligação entre raça e classe e sofreu as consequências decorrentes. Mas o capital aprendeu uma lição. O quanto mais raça e classe se entrelaçam, mais rápido o pavio revolucionário queima."
– David Harvey, "17 contradições e o fim do capitalismo" (http://bit.ly/1VqeVAE)

Fonte: Boitempo Editorial 

COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press