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terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Berlim vai ter uma ciclovia coberta com hortas e pavimento "inteligente"

Chama-se “Radbahn” e é um projecto inovador para a primeira ciclovia coberta da cidade alemã
Texto de Gonçalo Isento



Hortas urbanas e outras zonas verdes, "estações de serviço", semáforos e pavimento que gera energia. Imagina tudo isto numa ciclovia coberta com cerca de nove quilometros e no centro de Berlim.

Esta será a primeira grande ciclovia coberta com um percurso desta distância na capital alemã. O projecto— de uma equipa de oito elementos de vários países com formação em urbanismo, gestão cultual, consultadoria, relações públicas e arquitectura — pretende reaproveitar uma ciclovia já existente e dar-lhe mais condições de forma a incentivar os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta, tornando o percurso mais rápido, seguro, sem trânsito e mais confortável.

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Berlim é hoje das cidades do mundo com maior taxa de circulação de bicicletas, tendência apontada como benéfica tanto para o bem estar físico como ambiental.

nova via vai passar no centro da cidade, por baixo de um dos viadutos mais conhecidos, o U1, uma linha férrea com 120 anos de existência, sendo também uma mais-valia em dias de chuva. A via já existente é pouco utilizada devido a uma série de obstáculos que afasta os ciclistas, sendo usada maioritariamente como estacionamento automóvel.



O projecto “Radbahn” tem como objectivo aproveitar a via, fazendo dela uma rota sustentável com algumas surpresas. No projecto consta que a via irá ter mais condições de forma a garantir mais segurança e conforto aos ciclistas e menos stress devido à inexistência de trânsito automobilístico. Terá também locais onde será possível fazer uma pausa para descansar, como alguns cafés, “estações de serviço” com assistência técnica, zonas de aluguer de bicicletas, zonas verdes e até hortas urbanas.

Toda a via estará equipada com semáforos e placards informativos.

A ciclovia irá ter uma vertente tecnológica experimental. Um dos pontos fortes deste projecto é o facto de estar equipado com um pavimento que transformará o atrito provocado pelos pneus em energia para iluminar o percurso e as instalações ao longo do trajecto.


Fonte: P3 [Texto Original da Página] 
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Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
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