Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Jansen Sax: Um Saxofone Revolucionário! Confira!!!








Seu saxofone tem digitação barulhenta?
Veja o que pode estar ocorrendo▼▼

✔Saxofone - Digitação barulhenta.
No Brasil o quesito manutenção preventiva, efetuada pelo próprio músico é algo que não aparece muito nos assuntos abordados nos Grupos. Porem hoje vou falar sobre alguns pontos que podem ajudar muito aos que não possui esse conhecimento.
Os saxofones são fabricados com ligas metálicas, metais etc... Trabalham com sistemas acoplados, tubos, parafusos, articulações...
Esse sistema de funcionamento possui atrito entre as peças, onde os parafusos geralmente são feitos em aço e possui resistência maior que o latão, metal usado para confecção das peças. Com o passar do tempo ocorre a perda dos calços, desgaste dos mesmos, e acontece o aparecimento de barulhos ao digitar no saxofone, alem disso, há um outro acontecimento que ocorre devido a falta de lubrificação.
VOCÊ já deve ter passado por isso, enviado o saxofone para manutenção, e ao chegar, você verifica que foram trocados todos os calços, Lubrificado todas conexões e articulações, porem a digitação ainda esta com BARULHOS.

✔VEJA:
Devido a falta de manutenção preventiva no instrumento e a falta de lubrificação, o atrito entre os parafusos feitos com metal mais resistente e as peças feitas com latão, ocorre o desgaste da peça e consecutivamente folgas, que acarretam em barulhos na digitação, aparecimento de vazamentos constantes etc...

✔Segue a DICA.
Para evitar o desgaste precoce das peças devido ao atrito, faça a lubrificação. Simples, use óleo com baixa viscosidade (Finos), pois o espaço entre as peças são pequenos e óleo com alta viscosidade pode deixar a movimentação das peças lenta, necessitando de aumento de pressão das molas e trazendo transtornos.
Para a lubrificação preventiva não é preciso desmontar o sax, use apenas o óleo (próprio), algo pontiagudo como: Canivete, tesoura ou até mesmo palito para dentes.
use um pequeno recipiente para colocar o óleo, então toque a ponta do material pontiagudo, coloque o instrumento de forma diagonal, para facilitar que o óleo possa percorrer dentro do orifício ( Peça do instrumento) Se for o caso, então encoste a ponta do material pontiagudo
na junção ou articulação, transferido o óleo para a articulação ou junção.
Retire o excesso com um pano limpo e não abrasivo, evite o contato do óleo com as sapatilhas, calços etc, o contato pode danificar.
✔Veja no Vídeo abaixo como é o funcionamento do mecanismo de oitavas nos saxofones SERIE-X, com sistema de regulagem.

Para iniciantes, folga nesse mecanismo pode não fazer tanta diferença, pois a execução das notas não são em velocidade alta, porem para saxofonistas INTERMEDIÁRIOS e PROFISSIONAIS, faz toda diferença.

Uma pequena folga nesse mecanismo pode fazer o músico despender horas de treino para alcançar o objetivo.

Att: Jansen

Se inscreva em nosso canal no You tube 
CLIQUE AQUI ►https://goo.gl/1JM4I9
COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press