Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

segunda-feira, 26 de maio de 2014

XII SEMINÁRIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA: TERRITÓRIOS POSSÍVEIS - PARADIGMAS DE GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA



ENVIO DE TRABALHOS ATÉ 20/06!!!!!!!
Acesse "inscrição >> Regulamento" e veja o calendário completo das Atividades!

Bem Vindos!

É com grande estima que o Programa de Pós Graduação em Geografia da Unesp campus de Rio Claro convida toda a comunidade acadêmica para o XII SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA “TERRITÓRIOS POSSÍVEIS: PARADIGMAS DA GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA", a ser realizado entre os dias 04 e 06 de Novembro de 2014, na cidade Rio Claro – SP.

Aliado às linhas de pesquisa que fazem parte do Programa, o tema do evento visa a congregar debates e pesquisas em torno dos territórios possíveis de discussão e ação no âmbito da natureza, da cidade, do campo, da cultura e do ensino. Para isso, buscamos discutir tanto a amplitude que o sentido de território hoje possui, considerando sua materialidade, subjetividade, multiescalaridade e fluidez, como as novas fronteiras, limites e feições que os territórios do mundo contemporâneo nos sugerem, lançando desafios para a Geografia acadêmica que erigimos e a geografia cotidiana que experienciamos.

Diante disso, convidamos todos os pós-graduandos, graduandos, docentes e profissionais em geografia a participarem do XII Seminário e apresentarem suas pesquisas acadêmicas. O objetivo central do Seminário da Pós-graduação é propiciar um ambiente de diálogos e debates sobre as questões territoriais em todos os aspectos, incentivar o intercâmbio das práticas em pesquisa, além de pensar e refletir sobre os paradigmas da Geografia Contemporânea.

E, para tanto, seguem abaixo os 5 eixos temáticos do evento, relacionados com as linhas de pesquisa do PPGG/UNESP Rio Claro – SP:

Eixo 1 - ANÁLISE AMBIENTAL.

Esse eixo contempla estudos voltados para o conhecimento do meio físico e análise ambiental, envolvendo estruturas, processos, funções e formas, bem como consequências e efeitos advindos da reorganização dos Territórios. Nesse eixo, há um destaque para o papel dos geoprocessamento e uso de novas geotecnologias, que auxiliam o aprimoramento das pesquisas em geografia numa perspectiva ambiental e territorial.

Eixo 2 - DINÂMICA, PROCESSOS E DESENVOLVIMENTO URBANO E REGIONAL.

São estudos que contemplam as novas dinâmicas, processos espaciais, instrumentos e políticas voltados ao planejamento e à gestão do território em escala urbano-regional, abordando estruturas produtivas, fluxos econômicos, dinâmicas demográficas, estruturas e estratégias de gestão e de governança territorial, efeitos da globalização, da reestruturação produtiva, das interfaces entre as dinâmicas territoriais e questões sociais e ambientais.

Eixo 3 - DINÂMICAS E PROCESSOS NO ESPAÇO RURAL.

Pesquisas direcionadas à relação espaço e poder e o papel dos distintos agentes-atores do espaço rural, e também destes nas relações com o espaço urbano: o conflito e a luta pela terra, as novas dinâmicas do mundo rural diante do processo de urbanização e de globalização, industrialização do campo e o agronegócio, multifuncionalidade, turismo rural, agroecologia e desenvolvimento rural.

Eixo 4 - ESPAÇO, CULTURA E SOCIEDADE.

Estudos envolvendo agentes sócio-políticos e econômicos que atuam na produção do espaço, desvendando interesses e práticas sócio-espaciais no âmbito da consolidação de territórios, da escala local à mundial; dinâmicas dos espaços urbanos e rurais e suas representações materializadas pela distribuição-circulação-consumo; políticas públicas e planejamento no âmbito do ordenamento territorial-regulação; formas culturais em sua diversidade, suas manifestações espaciais e representações simbólicas. 

Eixo 5 - GEOGRAFIA, ENSINO E CARTOGRAFIA ESCOLAR.

Pensar o território é também envolver a Cartografia como técnica para o aprimoramento da pesquisa geográfica, mas também pensar o ensino numa forma conjunta. É diante disso que a Cartografia Escolar se estabelece como um conhecimento construído entre Cartografia, Educação e Geografia. Temas como Currículo, cultura, formação de professores, metodologia de ensino, avaliação compõem o mosaico atual das discussões sobre Educação e dizem respeito à Cartografia Escolar, dando-lhe múltiplas interfaces.


http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/igce/
COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press