Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA ATINGE NOTA 5!




Não são apenas instituições do eixo Rio-São Paulo que conseguem bons conceitos na avaliação da Capes. Frente a uma descentralização e proliferação do ensino nos rincões do país, vemos instituições jovens em jovens centros urbanos se destacando pela excelência, diversidade e grande produção científica e acadêmica.
Lembro que existem pessoas qualificadas e com trajetórias relevantes que poderiam representar os estudantes e descrever um texto comemorativo e de gratidão. Mas é com imensa satisfação que deixo minha expressão, frente à avalição trienal da Capes sobre o Conceito do nosso Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Agora somos um Programa de Conceito 5! É a largada para o topo, cujo estrato atingiremos com o tempo, seguindo exatamente o esforço e a dedicação de todos os colegas.
Minha trajetória no programa se resume a duas representações de turma (no período do mestrado) e uma vice-representação (ao lado de José Roberto Machado) bem como pela produção de uma dissertação e, agora, de uma pseudotese (em andamento)! Lembro que, em uma dessas representações, ainda no mestrado, quando o Coordenador do programa era o Prof. Dr. Cesar Miranda Mendes (meu orientador) e a vice, Profª. Drª Marta Luzia de Souza foi implantado o Curso de Doutorado, com todas as dificuldades e imbróglios decorrentes do processo. Naquele período participamos ativamente, imaginando o cenário hoje construído.
Com a defesa do mestrado, logo me candidatei a uma vaga no referido curso de doutorado, sendo admitido e, a partir de então, aventurando-me a, de alguma forma, contribuir com a pesquisa, com a reflexão e mais, com uma formação humanística que contribua para além do espectro acadêmico. Desafios que só poderão ser endossados com o tempo e maturidade.
De qualquer modo, a ideia do texto é, em primeiro plano, parabenizar a TODOS os participantes, coordenadores, vice-coordenadores, secretários, corpo docente e corpo técnico, uma vez que todas as engrenagens do processo corroboraram para tal feitio. Em especial, aos estudantes do curso que, em fórum próprio, defendeu as verdades e as convicções que tínhamos em mãos, contrariando manifestações adversas (os que participaram da reunião sabem do que estou falando!).
Em segundo lugar, reconhecer que o programa tem remetido seus egressos para trabalhos de extrema relevância social, geralmente com ocupação em cargos e carreiras nas Universidades e Institutos Federais, Universidades Estaduais, fundações e instituições privadas, escolas estaduais e municipais, dentre outras funções submetidas à esteira do desenvolvimento econômico e social (desculpe se deixei alguém de fora – faço questão que se manifestem).
Por último, dizer que tal estrato representa um aumento da nossa responsabilidade, na continuidade do compromisso e da dedicação em construir uma trajetória que, para além da produção de dissertações e teses, seja comprometida com a função e o papel da Geografia frente à sociedade. 

Para quem quer conhecer um pouquinho do Programa, indico o Livro "10 Anos do PGE/UEM: Construindo o saber geográfico", de organização de Angela Maria Endlich e Cesar Miranda Mendes, já desatualizado frente ao grande dinamismo do distinto PGE, mas que ilustra a trajetória e o trabalho que foi realizado pelos docentes e discentes durante os 10 anos de mestrado (até 2008). Um pouquinho da apresentação:

Celebramos em 2008 dez anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Como é desejável que todo aniversário seja embalado por ritmos festivos, pensamos em comemorar as vitórias conquistadas coletivamente, ainda que estejamos perfeitamente conscientes dos desafios que as trilhas futuras representam. Temos muito a avançar, mas isso não nos impede de festejar o que já foi alcançado, inclusive como impulso motivador para o bom cumprimento das tarefas que estão por vir.
O PGE iniciou suas atividades em março de 1998, portanto, completou, em março de 2008, dez anos de atuação, tendo como principais eixos/áreas de concentração a Análise Regional e Ambiental. O Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) surgiu com o objetivo principal de contribuir com a formação acadêmica e profissional de geógrafos e profissionais das áreas afins para o exercício profissional da docência, pesquisa e extensão. O foco dos temas e pautas das pesquisas desenvolvidas no Programa consiste em apreender as dinâmicas ambientais e socioespaciais, abrangendo o processo de produção do espaço urbano, rural, regional e as suas respectivas implicações ambientais.
Os objetivos iniciais do Programa eram de suprir uma demanda de formação de docentes e profissionais afins das regiões do Norte-Central e Noroeste do Paraná. Os estudos realizados no âmbito do PGE contemplaram, em grande parte, a dinâmica desta região e acompanharam, por vezes, as transformações socioespaciais e as situações ocorridas de degradação ambiental. Até 2009, o PGE alcançou o número de de 181 dissertações de mestrado defendidas, sendo 16 durante o último ano.
No transcorrer desse período, o Programa com a sua gradativa consolidação, teve seu território de abrangência substancialmente ampliado, agora atendendo pesquisas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Vários de seus egressos encontram-se atuando junto as instituições de Ensino Superior, Médio e Fundamental e órgãos públicos, muitos já doutores ou cursando o doutorado no próprio Programa bem como em outras instituições.

Ao todo passaram pelo PGE 34 professores orientadores (...). Muitos outros docentes estiveram no programa ministrando disciplinas, seminários, palestras e aulas inaugurais, como: Prof.ª Dr.ª Lúcia Helena Girard, Prof.ª Dr.ª Maria Encarnação Beltrão Spósito, Prof. Dr.º João José Bigarella, Prof. Dr.º Armem Mamigoniam, Prof. Dr.º Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Prof. Dr. Wolf-Drietrich Sahr, Prof. Dr.º Luís Eduardo de Souza Robaína, Prof. Dr.º Mário Lincoln de Carlos Etchebehere, Prof. Dr.ºJosé Manuel M. Rodrigues, Prof. DrªMírian Ramos Gutjard, Prof. Dr.ºGeorges Bertrand, Prof. Dr.º Gerd Kohlhepp, Prof. Dr.º Francisco Mendonça, Prof. Dr.ºRui Missa Jacinto, Prof. Dr.º Oliver François Valpoux, Prof. Dr.ª Lylian Coutrinari, Prof. Dr.º Javier Martin Vide, Prof. Dr.ª Rita de Cássia Gomes (...).
(...) O PGE passou e passará por diferentes etapas de amadurecimento, fato que vem acrescentando a melhora das pesquisas e das respectivas orientações.
No atual contexto, o corpo docente do PGE, (...), tem reconhecido como fundamental a consolidação dos grupos e núcleos de pesquisas.  Estes grupos compõem suas pautas de pesquisa no campo científico da Geografia e ciências afins, tendo como principal foco a análise da produção do espaço habitado e das questões ambientais decorrentes. Os Grupos/Núcleos de pesquisas inseridos nas respectivas de Linhas de pesquisas do Programa são os seguintes:
- Linha de pesquisa Análise Ambiental: Grupo de Estudos da Paisagem e Desenvolvimento Rural, Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA) e Grupo de Estudos Biogeográficos e de Geografia Física no Estado do Paraná;
- Linha de pesquisa Organização do Espaço Habitado: Grupo de Estudos em Políticas Públicas, Grupo de Estudos Urbanos (GEUR), Grupo de Estudos Multi-disciplinares em Geografia da Saúde, Grupo de Estudos Regionais e Análises Territoriais (GERAT) e Núcleo de Estudos da Mobilidade e Mobilização (NEMO).
O volume aqui apresentado representa parte das comemorações dos dez anos do PGE. Trata-se de uma coletânea com textos de alguns docentes do programa. Eles apresentam suas linhas e temas de pesquisas, ora enfatizando o conteúdo e a forma com que abordam os mesmos, ora explicando sua forma de atuação no Programa de Pós-Graduação. Espera-se que este seja apenas um primeiro volume. Outros deverão ser publicados com contribuições dos demais docentes que dão vida e concretude ao PGE. Assim, poderemos ter um panorama mais amplo da nossa atuação, com pelo menos dois objetivos: 1)divulgar o trabalho realizado e suas tendências; 2) permitir nossa reflexão e crescimento enquanto grupo (...).


COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press