Finalidade

Blog de divulgação de assuntos geográficos, políticos, acadêmicos, curiosos...

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Projeto: Documentários e Produção do Conhecimento

Foi lançado projeto sobre documentários e produção do conhecimento. Por enquanto, foram disponibilizados 05 filmes sobre a formação da Terra e sobre o Processo de Globalização. Os filmes serão colocados no site periodicamente, a fim de atualizar e debater sobre questões referentes aos aspectos geográficos. 

Para mais informações sobre o projeto, acesse: https://sites.google.com/a/ifpr.edu.br/ricardo-tows/home


Projeto "Documentários e produção do conhecimento"

Objetivos: Divulgar documentários e filmes relacionados aos conteúdos de Geografia, História, Filosofia e Sociologia, para a produção do conhecimento, complementação dos conteúdos trabalhados nos componentes e aprofundamento sobre a realidade.

Filme 1: Terra: Um Planeta Fascinante (Partes 1 e 2)

Para assistir, clique aqui: [Parte 01][Parte 02]
Prepare-se para presenciar um verdadeiro e assombroso espetáculo. Mergulhe em oceanos e escale montanhas para conhecer o catastrófico passado e o violento presente de nosso planeta. Os eventos aqui registrados são assustadores e fascinantes! Você sabia que todos os anos uma média de 18.000 meteoritos cai na Tema; que apenas 7,4 km abaixo de você a temperatura chega a 3.000 graus; ou que o topo do Monte Everest um dia já foi o fundo do oceano? Fique por dentro da história da Tema, explore a Lua com os astronautas da Apollo, esteja presente na maior exploração subterrãnea do mundo. Veja o mais antigo artefato geológico da Terra - uma rocha de 3.7 bilhões de anos. Descubra como a África e a América do Sul se separaram milhões de anos atrás. Testemunhe os efeitos devastadores de um terremoto e de um vulcão em erupção. Você não vai acreditar no poder deste extraordinário planeta!

Filme 2: Sobrevivendo ao progresso [Clique Aqui]!!!!


SINOPSE: O documentário "Sobrevivendo ao Progresso" mostra que a ascensão da Humanidade é geralmente medida pela velocidade do progresso.Mas e se o atual progresso estiver nos prejudicando, em direção ao colapso? Ronald Wright, autor do best-seller "A Short History Of Progress" (A Breve História do Progresso), que inspirou este documentário, mostra como as civilizações do passado foram destruídas pelas "armadilhas do progresso" - tecnologias fascinantes e sistemas de crença que atendem a necessidades imediatas, mas comprometem o futuro.

Filme 3: Ouro Azul  [Clique Aqui]!!!!

Sinopse: Inspirado no livro "Ouro Azul", de Maude Barlow e Tony Clarke, o filme venceu 6 prémios nos Festivais Internacionais em 2009, tendo sido premiado com o galardão de Melhor Documentário no Vancouver Internacional Film Festival, Melhor Documentário Ecológico noNewport Beach Film Festival, Melhor Documentário no European Independent Film Festival e no Beloit International Film Festival e Melhor Documentário de Ambiente no Tri-Media Film Festival e no Docufest Atlanta.
Ouro Azul: A Guerra Mundial pela Água (Blue Gold: World Water Wars) realizado por Sam Bozzo e produzido pela Purple Turtle Films.
www.bluegold-worldwaterwars.com
Retirado Originalmente de: 
https://www.youtube.com/watch?v=mQyoUDfhFVo




Filme 4: A História do Mundo em Duas (?) Horas [Clique Aqui]!!!!


Sinopse: Uma rápida viagem de duas horas, especial inédito do History mostra o que de mais importante aconteceu do surgimento do Universo até os dias atuais.

O Big Bang aconteceu há 13,7 bilhões de anos e essa grande explosão de massa cósmica deu origem ao Universo. Estima-se que a Terra tenha surgido há cerca de 4,6 bilhões de ano e era um ambiente inóspito, mas os primeiros rastros da existência humana datam de 4.000 a.C. É uma história bem longa, mas o History vai contá-la de forma dinâmica, em 120 minutos, no especial "A História do Mundo em Duas Horas". Créditos: www.youtube.com/watch?v=eGlDxp4TNWk 



Filme 5: Um Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá [Clique Aqui]!!!!
Sinopse
Tendo uma entrevista com o geógrafo Milton Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, necessária e desejada. Discute as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as conseqüências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças ao invés de redistribuir as riquezas. Por outro lado, tenta mostrar um novo mundo, também sinalizado pelo professor Milton Santos, onde a união entre as “novas técnicas” e “os de baixo” podem fazer um futuro mais distinto para a humanidade. Milton Santos é um intelectual que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo. Seu pensamento é, sobretudo, uma aula de cidadania.
Direção SILVIO TENDLER
Produção ANA ROSA TENDLER
Narração OTHON BASTOS
Trilha sonora CAÍQUE BOTKAY Som CRISTIANO MACIEL
Montagem FRANCISCO SÉRGIO MOREIRA
Pesquisa ANTÔNIO PAULO FERRAZ E FRANCISCO QUENTAL

COMPARTILHE EM SUA REDE

Ricardo Luiz Töws

Doutor em Geografia pelo PGE-UEM - Programa de Pós-Graduação em Geografia, membro do GEUR - Grupo de Estudos Urbanos e do Observatório das Metrópoles - Núcleo R.M.M. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR Campus Avançado Astorga).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

PUBLICIDADE

Postagens populares

BIBLIOTECAS

Copyright @ 2013 Prof. Ricardo Töws . Designed by Templateism | Love for The Globe Press